Buscar
  • Portes

Além de sustentável, energia fotovoltaica traz autonomia a imóveis

Construtora Portes aposta em implementação de energia limpa que gera até 90% de economia


Experiências de sucesso com o uso de energias sustentáveis no Brasil têm feito com que projetos fotovoltaicos se tornem uma opção cada vez mais viável na hora de construir. Não é mais preciso ficar preso às redes de distribuição elétrica e o desenvolvimento da tecnologia tem consolidado a energia fotovoltaica como uma das principais matrizes de fornecimento energético do país.


Segundo apontamento feito pela Bloomberg New Energy Fiance (BNEF) em 2018, o preço de equipamentos fotovoltaicos para geração distribuída teve uma queda de 83%, desde 2010. O resultado é a redução no tempo de retorno sobre o investimento, que passa a ser de cinco anos, em média.


Para o engenheiro Jocinei Portes, da Construtora Portes, além de toda a questão ambiental envolvida, a grande vantagem está na economia, que pode chegar a até 90% na conta de luz. Já em meses que a produção fotovoltaica excede o consumo, a companhia elétrica disponibiliza um crédito energético que pode ser utilizado para cobrir a fatura do próximo mês.





Mas afinal, como atua um sistema de energia fotovoltaica?


O funcionamento do sistema de geração solar ocorre com o uso de painéis fotovoltaicos, que captam a luz do sol e a convertem em energia elétrica. Toda a carga é enviada a um inversor de frequência, que converte toda essa energia e a distribui pelo quadro de força e é partir daí que ela pode ser consumida nas tomadas de casa.


Mitos e verdades


Mesmo sendo uma opção bastante atraente, boatos acerca do assunto ainda geram muitas dúvidas em relação à instalação de um sistema fotovoltaico. Um dos mitos mais populares, por exemplo, é o mau funcionamento do sistema no inverno ou em cidades com pouco sol. As placas não dependem do calor do sol para gerar energia, mas sim da sua luz. Deste modo, mesmo que os dias sejam mais curtos ou com luzes menos intensas, o sistema vai gerar energia.


Outra dúvida bastante comum é em relação à manutenção e fragilidade das placas. Os painéis são desenvolvidos para instalações externas, logo, impactos e situações climáticas diversas – como vendavais e chuvas de granizo, estão previstos. Sendo assim, sistemas bem projetados e devidamente instalados demandam, no máximo, uma revisão anual.

18 visualizações

Construtora PORTES

Todos os direitos reservados.

R. Conselheiro Laurindo, 809 Cj 201 Centro - Curitiba - PR CEP 80060-100

  • Facebook - Black Circle
  • Google Places - Círculo preto