Buscar
  • Portes

Descubra os benefícios entre os diferentes tamanhos de pé direito


Projeto Adrea Benthien.

O pé direito é a distância entre o piso e o teto de um ambiente, por isso, é de suma importância definir o tamanho ideal para cada construção. Um tamanho duplo ou mais baixo pode mudar a experiência das pessoas na residência, facilitando a ventilação do ar e na dimensão dos ambientes.

Embora não exista uma regra de tamanho, podendo varia de acordo com as necessidades de cada obra, os pés direitos tradicionais variam entre 2,5m e 3m. Abaixo desse tamanho são considerados pés direitos baixos e a cima, pés direitos altos.


Projeto Adrea Benthien.

Uma solução interessante é apresentar diferentes dimensões na residência, projetando um tamanho maior na área de convivência e a medida padrão nos quartos e área intima. Assim a sensação de amplitude e intimismo são respeitadas em toda residência.

Definimos algumas características dos três principais tipos de pé direito, confira:

Pé direito alto

O pé direito alto conta com medida de 3m a 5m de altura, além de valorizar a casa, são ambientes que apresentam uma maior sensação de amplitude, contudo mantém o conceito intimista ao espaço.

Embora tenham tamanho maior, eles não apresentam características do pé direito duplo. Com isso, são uma ótima opção para quartos e áreas intimas sem perder as comodidades de um espaço amplo.

Lembrando que na hora de construir é importante pensar na logística da obra, pois um pé direito alto demanda mais material e tempo de construção.

Pé direito baixo

Com medida inferior a 2,5m de altura, o pé direito baixo é ideal para espaços de pouco convívio e circulação, podendo ser usado em áreas como banheiro, lavabo ou despensa. Como a proporção é menor, ele oferece uma sensação intimista ao espaço.

É importante lembrar que essa opção, devido ao seu tamanho, pode aumentar a temperatura do ambiente e diminuir a circulação de ar. Vale um pensamento estratégico as necessidades da família antes da execução da obra.

Pé direito duplo

É a opção que ganha maior destaque no décor, com medida acima de 5m, ele conta com um tamanho duplo, ou seja, o tamanho corresponde a soma de dois pavimentos. Dado tamanho, essa escolha proporciona uma maior ventilação e amplitude ao ambiente.

Os cuidados com a iluminação com esse pé direito devem ser maiores, pois com o tamanho o projeto luminotécnico faz toda diferença no décor. A valorização do imóvel é proporcional a altura do pé direito. Uma ótima opção para sala, áreas de circulação e convivência.

5 visualizações

Construtora PORTES

Todos os direitos reservados.

R. Conselheiro Laurindo, 809 Cj 201 Centro - Curitiba - PR CEP 80060-100

  • Facebook - Black Circle
  • Google Places - Círculo preto