Buscar
  • Portes

Descubra 5 modelos de impermeabilização



Impermeabilidade é a propriedade que evita o contato de fluidos, principalmente a água, com a superfície. No caso da construção civil, essa técnica é extremamente importante para evitar a percolação e a umidade do solo, sob pressão ou condensada.


Com o custo de 2 a 3% no preço total do empreendimento, a vida útil da edificação depende diretamente de um eficiente sistema de impermeabilização. A falta ou deficiência da aplicação pode ser responsável por cerca de 50% dos problemas estruturais nas construção, podendo acarretar em até 20% do custo total da obra apenas para o reparo. É mais viável prevenir e realizar a aplicação durante a execução da obra.


Antes de tudo, é fundamental determinar o tipo de impermeabilização que pode ser empregada, atentando o comportamento físico da área que será impermeabilizada e como a água chegará e afetará essa construção.


A partir disso, é preciso seguir as etapas necessárias do. Existem muitas técnicas utilizadas para a aplicação, mas os principais sistemas empregados nas edificações são:


Argamassa impermeável

As argamassas impermeáveis encontradas prontas para uso têm como principais materiais o cimento e a areia em diferentes proporções. Com aditivos químicos, permite a impermeabilidade a uma superfície de cimento. Pode ser utilizada para revestir caixas d’água, piscinas, subsolos, revestimentos e emboço.


Cimento polimérico

Por ter um menor custo, essa técnica é uma das mais utilizadas na construção civil, ela é indicada para conter umidade e infiltrações. Essa técnica detém a penetração na porosidade do concreto, impedindo a penetração da água e demais líquidos.


Membranas asfálticas

Esse sistema de impermeabilização é moldado na hora da aplicação, essa técnica precisa de demãos de um material impermeabilizante liquido. Sem emendas e flexível, os tipos de materiais variam com as características do ambiente, tornando-se membranas impermeabilizantes.


Membranas acrílicas

Indicada para coberturas e telhados, as membranas feitas com emulsão acrílica são de fácil aplicação, que demanda o revezamento de camadas do material e o estruturante. Uma dica importante é aplicar a impermeabilização em uma base levemente inclinada, para aviar o acumulo de água na superfície.


Manta asfáltica

Esse método demanda uma instalação especifica, por isso é recomendado para ser executado por profissionais e empresas especializadas. Por ser um produto pré-fabricado, a aplicação é um momento crucial para obter um bom resultado com a impermeabilização.

7 visualizações

Construtora PORTES

Todos os direitos reservados.

R. Conselheiro Laurindo, 809 Cj 201 Centro - Curitiba - PR CEP 80060-100

  • Facebook - Black Circle
  • Google Places - Círculo preto