Buscar
  • Portes

5 dicas para escolher o terreno perfeito para a sua construção


Construir nem sempre é uma tarefa fácil, mas com o planejamento devido ela pode contar com menos imprevistos. Um dos principais fatores para ajudar nesse processo é na escolha do terreno ideal. Por isso, preparamos 5 dicas infalíveis para te auxiliar nesse momento:


Conheça a Topografia do terreno:


A topografia é basicamente a descrição de uma região, nesse caso, o terreno da sua construção. Nela são especificadas todas as características, medidas e proporções para que o arquiteto possa fazer um projeto alinhado à área e o engenheiro um planejamento de obra coerente as necessidades do terreno. Isso pode diminuir bastante os custos da obra.


Posição do terreno em relação ao sol


Esse é um fator fundamental na hora de construir, tanto para encontrar um terreno face norte (a melhor em relação à incidência de luz solar), como em idealizar uma construção pensada de forma estratégica para conseguir o melhor resultado, caso o terreno não seja face norte.


Isso pode valorizar o imóvel, além de contar com uma maior incidência de luz solar, o que agrega e muito não somente com a luz natural, mas também na coerência ambiental e em uma menor manutenção do imóvel.


Conhecer a vizinhança


Bairros com uma maior infraestrutura podem valorizar o imóvel e facilitar a rotina dos moradores. Comércio, parques e praças são um fator importante na hora de investir em um terreno. Além da questão topográfica, conhecer a infraestrutura da região pode mudar a experiência da família no imóvel.


Conhecer o zoneamento e limitações impostas


Verificar no órgão ambiental da sua cidade e conhecer quais as limitações impostas pela prefeitura para o zoneamento da região. Essa verificação é necessária, pois nem sempre podemos construir o que desejamos em determinadas regiões. Ter acesso a realidade de zoneamento do seu bairro é fundamental para evitar imprevistos.


Consulte o impacto ambiental


Isso pode inviabilizar a construção e o projeto, pois é necessário descobrir quais espécies de plantas existem no terreno. É importante lembrar que algumas arvores, como a Araucária, contam com leis regidas em relação ao corte da planta.


Outro fator de suma importância é saber se algum rio ou córrego passa por baixo do terreno. Em muitos casos, eles são desviados e canalizados no subsolo das cidades. Isso interfere diretamente na fundação e estrutura da obra.

8 visualizações

Construtora PORTES

Todos os direitos reservados.

R. Conselheiro Laurindo, 809 Cj 201 Centro - Curitiba - PR CEP 80060-100

  • Facebook - Black Circle
  • Google Places - Círculo preto